Com problemas nas estradas e na iluminação, nove distritos de Santa Maria vivem a mesma realidade

Gabriel Marques

Com problemas nas estradas e na iluminação, nove distritos de Santa Maria vivem a mesma realidade
Foto: Nathália Schneider (Diário)Distrito de Santa Flora é um dos principais no escoamento da safra de soja e apresenta problemas nas estradas

A vida no campo, sem dúvidas, sempre foi diferente da experiência no perímetro urbano. E mesmo ao longo dos anos, as reivindicações permanecem iguais, sejam em relação ao saneamento básico, à rede elétrica, à iluminação pública, às estradas e ao acesso aos serviços de saúde.

Durante sete dias a reportagem do Diário percorreu os nove distritos de Santa Maria e ouviu o que a comunidade tinha a dizer a respeito das demandas de cada localidade. De forma unânime, os moradores ressaltam que os distritos, por desempenharem importante papel na produção de grãos, como a soja e o arroz, além de outros alimentos da agricultura, deveriam receber maior atenção por parte do poder público. Ainda, segundo moradores dos nove distritos que fazem parte do Coração do Rio Grande, o sentimento é de abandono.

Oficialmente, Santa Maria é o distrito sede, ou 1º distrito, sendo seguido pelos outros nove: São Valentim, Pains, Arroio Grande, Arroio do Só, Passo do Verde, Boca do Monte, Palma, Santa Flora e Santo Antão. Somados os nove distritos chegam a aproximadamente 13,5 mil habitantes. Destes, Boca do Monte é o mais populoso.

As principais demandas

Destacaram-se as solicitações por melhorias nas estradas das vias principais e secundárias de acesso, e a manutenção da iluminação pública. No que se refere a estradas, cabe ressaltar que todas as viagens ocorreram em dias secos, ou um dia após as chuvas dos últimos dias, condição que minimiza as dificuldades para trafegar no interior do município.

São cerca de 1,4 mil quilômetros de estradas rurais, conforme o secretário de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto. Em Santa Flora, a via Januário Chagas Franco foi a de melhor qualidade nos 18,5 quilômetros percorridos até chegar à comunidade. Arroio Grande e São Valentim também apresentaram boas condições. Já as piores estradas foram as de Boca do Monte e Santo Antão, por conta da passagem de caminhões de uma pedreira, além de Pains e Arroio do Só, que também apresentam problemas estruturais.

– A maior demanda da população é a infraestrutura e, em épocas como essa, de excesso de chuva, o prefeito, os subprefeitos e os secretários também são cobrados. A população cobra, com razão, porque nós não conseguimos atender tudo, mas as secretarias estão sempre trabalhando, inclusive no aspecto econômico, que passou a ser reforçado na nossa pasta – considera Menna Barreto.

Sobre a iluminação pública, desde julho, a prefeitura tem feito reparos e trocas de lâmpadas, de fios rompidos e reatores, etc. O primeiro distrito a receber os serviços foi Boca do Monte. Na sequência, Arroio Grande e Pains foram atendidos. Nestes três locais havia cerca de 950 pontos protocolados com falta de iluminação ou problemas associados. O contrato relativo a estas iniciativas foi homologado em junho com a empresa EON, no valor anual de R$ 1.063.002,00. O acordo tem duração prevista de 12 meses, podendo ser prorrogado até 60 meses. De acordo com o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Wagner da Rosa, nos próximos meses todos os distritos vão ser atendidos.

Como está cada um dos nove distritos de Santa Maria, as demandas das comunidades, o que dizem os moradores e o Executivo municipal você confere nas próximas matérias.

Leia a reportagem completa aqui

Gabriel Marques, [email protected] e Leandra Cruber, [email protected]

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Saiba quais são as demandas do moradores do distrito Arroio Grande Anterior

Saiba quais são as demandas do moradores do distrito Arroio Grande

Saiba quais são as demandas do moradores do distrito de Pains Próximo

Saiba quais são as demandas do moradores do distrito de Pains

Geral